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Propósito e cultura da equipe

Este é um processo essencial desenvolvido para ajudar as equipes a definir seu propósito (por que existem) e sua cultura (como trabalham juntos para atingir esse objetivo). Definir essas duas coisas ajudará qualquer equipe a se concentrar e alinhar. A partir de exemplos tangíveis de outras empresas, a equipe trabalha individualmente e em grupo para codificar como é seu trabalho em equipe. O objetivo é uma tradução visual tanto do propósito como da cultura que possa ser afixada no local de trabalho da equipe.

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60-240min

Período de tempo

2-10

Tamanho do grupo

Tela/projetor, Post-its, Canetas para quadro branco, Quadro branco/flipchart, Papel A4/cartaz.

Materiais utilizados

Passo 1

A ferramenta se divide em duas partes distintas, propósito e cultura. A definição de ambos é essencial para qualquer equipe. Ela pode servir para criá-los a partir do zero ou revigorar um propósito e/ou cultura existente.

O propósito é a razão de ser da equipe. Por que ela foi criada. Por que ela é necessária na organização.

A cultura é como a equipe trabalha em conjunto. Como faz o trabalho. E os valores, normas e comportamentos esperados dela.

Comece o workshop pedindo aos membros da sua equipe que reflitam sobre essas questões:

  • Qual é o nosso trabalho como equipe?
  • Qual é o nosso objetivo? Como sabemos quando fizemos o nosso trabalho?
  • Que benefício trazemos para a empresa e para o mundo?

Peça para compartilharem pensamentos gerais em um check-in.


Passo 2

Esta etapa usa o conhecimento coletivo para desenvolver uma ideia ampla de como o propósito da sua equipe pode ser definido.

Primeiro, compartilhe alguns exemplos de propósitos de empresas. Vejo os exemplos abaixo, mas considere também trazer seus exemplos favoritos de dentro ou fora da empresa. Coloque-os na parede para que sejam visíveis aos membros da equipe.

Patagonia - Desenvolver o melhor produto que não cause nenhum dano desnecessário, usar o negócio para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental.

Amazon - A empresa mais centrada no cliente do planeta, onde os clientes podem encontrar e descobrir o que quiserem comprar online.

Greenpeace - *Garantir a capacidade da terra de nutrir a vida em toda a sua diversidade.

Facebook - Dar às pessoas o poder de compartilhar e tornar o mundo mais aberto e conectado.

Google - Organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil.

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Agora peça a cada pessoa que escreva a versão do propósito desta equipe.


Passo 3

Nesta etapa, você combinará esses objetivos individualmente escritos para chegar a um para toda a equipe.

É sempre um desafio resumir várias versões em uma única versão coletiva, e esse passo demanda um pouco de paciência. O melhor é estabelecer limites.

Usaremos a regra 20x20 para a tomada de decisão em grupo. Dê no máximo 20 minutos para criar um propósito coletivo com no máximo 20 palavras.

Não economize na elaboração e refinamento da linguagem, pois as palavras são importantes: as palavras formam mundos.

Avise quando faltar 10, 5 e 2 minutos para acabar. Muitas vezes, um grupo chega a um propósito coletivo antes de acabar o tempo. Você sentirá a vibração mudar na sala quando isso acontecer. Se assim for, interrompa e vá para o Passo 4.

Uma vez que o propósito foi gerado, aproveite o momento para comemorar.


Passo 4

Agora você tem um propósito coletivo. Nas próximas etapas, você executará um processo similar para a cultura.

A cultura é como sua equipe trabalha em conjunto. Muitas vezes é difícil delimitar e definir em palavras, mas é fácil sentir e experimentar. A cultura é expressa na forma como as pessoas se comunicam, como o trabalho é atribuído e realizado, como o CEO trata o pessoal da limpeza.

Primeiro, compartilhe um ou mais exemplos de cultura empresarial. Recomendamos dar uma olhada no Netflix Culture deck como um exemplo famoso e notável de uma cultura de trabalho claramente definida. Explore e encontre outros exemplos que o inspiram.

Distribua, então, post-its e canetas e peça para escreverem tantas palavras quanto quiserem que representem o melhor da sua cultura de equipe – podem ser ambiciosas ou reais. Uma por post-it. Depois de 5-10 minutos fazendo isso, peça para distribuírem na frente deles na mesa, na parede ou no chão. Dê 1 minuto para removerem metade dos post-its. Deixando-os apenas com a metade boa.

Faça o mesmo novamente, mas peça-lhes para manter apenas 3. Os 3 elementos mais importantes da sua cultura em equipe.


Passo 5

Peça à equipe que fixe seus post-its na parede.

Em grupo, junte as palavras que têm um significado ou sentimento semelhante por trás delas. Esse passo pode gerar bastante discussão. Como facilitador, é seu trabalho reconhecer quando o grupo começa a divagar e trazê-los de volta à discussão para tomar uma decisão.

Quando o agrupamento for concluído, pergunte se falta alguma coisa para a equipe ou se descartaram algum elemento que acham que deveria estar na apresentação. Caso positivo, devem inclui-lo de volta.


Passo 6

Agora você tem um rascunho da cultura. Essas palavras ou frases só funcionam se forem trazidas à vida.

Você precisa explicar cada uma delas, ou seja, definir como é o comportamento quando ele acontece, e como é quando ele não acontece. Por exemplo:

Transparência

Trabalhamos de maneira aberta, usando documentos colaborativos a que todos têm acesso e canais abertos de que todos podem participar.

Não temos segredosnão falamos por trás e não trabalhamos isolados.

Faça isso de forma colaborativa em grupo ou atribua frases de cultura a cada pessoa para escrever.


Passo 7

Parabéns, você articulou seu propósito e sua cultura!

Agora faça grandes cartazes e assegure-se de que eles estão sempre visíveis no local de trabalho da equipe.

Revisite este trabalho em 1 mês. Deve ser um documento vivo que muda e se altera conforme muda a sua equipe.

NOTAS DO FACILITADOR: Mesmo se for uma equipe remota, é preciso que o propósito e a cultura estejam visíveis. Faça isso da maneira adaptada ao seu processo de trabalho.

Fontes e afins

Fonte original desconhecida.

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